quinta-feira, 7 de maio de 2009

Diário da Feira do Livro de Lisboa: Resumo do dia


Dia 6 de Maio.

O dia de ontem foi dedicado aos mais novos e à leitura.

Não só tivemos a presença já habitual e diária da Hora do Conto, desta feita pela biblioteca de Alcanena e Torres Novas, assim como a Ciência Viva - que aproveitou a passagem das escolas para ter um público acrescido -, como também aconteceu a, já habitual e cada vez maior, entrega dos prémios Uma Aventura, com Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Este prémio, com mais idade do que a das crianças presentes, cresce a olhos vistos e contou com mais de 12 mil trabalhos a concurso, e uma enchente de várias centenas de crianças, oriundas de vários locais do país e ilhas (um dos vencedores vinha das Furnas, S. Miguel, Açores), ao anfiteatro aberto situado na parte superior do Parque Eduardo VII. Numa tarde com intenso calor, destaque à organização que disponibilizou água e chapéus de merchandising a todas as crianças.

As sessões de autógrafos já se sucedem com maior regularidade (Deana Barroqueiro, da Porto Editora, na foto acima), assim como eventos para os participantes e visitantes. De entre as acções de ontem, realce à apresentação da Zipo Magazine e para o Porto de Honra aos colega, oferecido pela Sociedade Bíblica, em celebração dos seus 250 anos em Portugal.

O debate de ontem foi de enorme interesse, tendo prendido a atenção de todos quantos estiveram presentes, observando-se várias pessoas a tomarem notas a tudo o que se ía dizendo.

O tema foi «O Meu Filho Não Quer Ler - O Que Devo Fazer», numa organização Os Meus Livros, com a moderação de João Morales e a participação de Cristina Taquelim - bibliotecária e moderadora de leitura na Biblioteca de Beja, com imensas provas dadas -, José Jorge Letria - autor com mais de 30 anos de experiência de escrita e vários livros infantis publicados - e José Oliveira, o editor da Editorial Caminho responsável pela edição de livros para os mais jovens.

Este debate, de enorme interesse, continuará na próxima quarta-feira, pela mesma hora, agora subordinado ao título «O Meu Filho Quer Ler - Como Devo Escolher».

Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blogue: Curso de Comunicação Editorial com Jornalistas - João Pombeiro (Editor da LER), Curso de Marketing do Livro, pelos Booktailors.