segunda-feira, 13 de abril de 2009

“Testemunho de um sequestro: um futuro em paz para a Colômbia”. Encontro entre José Saramago e Sigifredo López na Fundação César Manrique

N.E.: Não podemos confirmar a realização deste evento, tendo em conta a notícia do internamento do escritor português.

Hoje, pelas 20h30, na Sala José Saramago de Arrecife (Lanzarote - Canárias), terá lugar um encontro entre José Saramago e Sigifredo López, com o título “Testemunho de um sequestro: um futuro em paz para a Colômbia”, que será moderado por Fernando Gómez Aguilera, director de Actividades Fundacionais da Fundação César Manrique.

Uma organização conjunta da Fundação César Manrique e da Fundação José Saramago.
Sigifredo López Tobón era deputado na Assembleia Departamental do Valle del Cauca (Colômbia) quando foi sequestrado pela guerrilha das FARC.. Sigifredo López foi libertado no passado dia 5 de fevereiro de 2009, após quase sete anos de sequestro e ao ser libertado, comparou Piedad Córdoba com a mulher do médico do romance de José Saramago Ensaio sobre a cegueira. Sobre esta comparação, respondeu um José Saramago emocionado.: «Nunca pude alardear de firmeza emocional. Choro com facilidade, e não por causa da idade. Mas desta vez fui obrigado a romper em soluços quando Sigifredo, para expressar a sua infinita gratidão a Piedad Córdoba, a comparou à mulher do médico do Ensaio sobre a cegueira. Ponham-se no meu lugar, milhares de quilómetros me separavam daquelas imagens e daquelas palavras e o pobre de mim, desfeito em lágrimas, não teve outro remédio que refugiar-se no ombro de Pilar e deixá-las correr. Toda a minha existência de homem e de escritor ficou justificada por aquele momento. Obrigado, Sigifredo”.»

O evento será transmitido em directo pela página web da Fundação César Manrique (www.fcmanrique.org).