quinta-feira, 23 de abril de 2009

LeV – Literatura em Viagem

Termina hoje a 4.ª sessão do Literatura em Viagem, em Matosinhos.

A sessão deste ano revelou que o evento começa a ter alguma dimensão e a ganhar a familiaridade que os eventos organizados por Francisco Guedes sempre conseguem ter.

Foram 6 dias, 40 escritores e 10 países que marcaram este ano. Com encontros nas escolas, ateliês, exposições, debates e lançamentos, onde são de assinalar a presença de vários autores estrangeiros –Paul Theroux, Ricardo Menéndez Salmón, Luis Sepúlveda, Romana Petri, Marçal Aquino, Leila Guerriero, Renzo Sicco, Santiago Roncagliolo, Christiane Tassis, Helena Cooper, Eduardo Belgrano Rawson, Gonzalo Celorio, entre outros −, o público também esteve presente e, muitas vezes, participativo, em especial nas mesas.

Com o afirmar do LeV, o norte do país apresenta-se com um dinamismo ímpar em termos de divulgação da literatura e organização de festivais literários, contrariando as tendências de concentração do mercado em Lisboa.

A todos os que tanto fazem pela divulgação da literatura em Portugal, suscitando o interesse dos leitores e da comunicação, assim como possibilitando o encontro directo entre autores e leitores, o nosso obrigado.

NSL