quinta-feira, 30 de abril de 2009

Fio da Palavra

Filha de uma editora histórica (a Figueirinhas), a Fio da Palavra nasce com um propósito específico: a de publicar obras do campo da História (essencialmente) para um público mais exigente e interessado.

Tendo à sua frente uma editora com experiência (Maria David Castro) e um editor com fortes conhecimentos do tema (André Evangelista Marques), está lançada a estrutura que permitirá a criação de bons objectos editoriais.

A premissa base foi explicitada por André E. Marques ao afirmar que se «edita pouca história em Portugal» e que aquela que se edita é «um pouco mais do mesmo», quase sempre na tradição da historiografia francesa.

Este novo projecto, com um grafismo muito interessante (em especial a colecção Micro Histórias), publicará regularmente e assentará numa estratégia de colecção (abertas e em construção, assim como fechadas, de importação).

Os destaques principais são dados a uma colecção de fôlego (11 volumes) da História da Europa Oxford, tendo sido realçada a qualidade das traduções e revisões críticas.

Da nossa parte observamos o cuidado que esta editora tem com os pormenores do miolo, reveladores de quem sabe «fazer bons» livros.

Desejamos à Fio da Palavra o maior sucesso, pois o mercado português muito poderá beneficiar, em termos de qualidade e diversidade, com iniciativas como esta.

(nsl)