sábado, 4 de abril de 2009

Feira do Livro do Porto - ponto de situação

O Jornal de Notícias publica hoje uma notícia, na qual desenha um retrato do que será a "nova" Feira do Livro do Porto. Ler aqui. Excertos:

«É um novo capítulo na longa história da Feira do Livro do Porto - neste ano, na Avenida dos Aliados e na Praça da Liberdade - que a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) quer abrir a partir de 27 de Maio.
(...)
Os novos pavilhões são a mudança mais significativa, mas não a única. A diferença temporal entre as feiras do Porto e de Lisboa - esta a começar já no final do mês - permitirá o aproveitamento dos stands em ambos os eventos e "uma gestão mais racional dos recursos humanos". As vantagens não se ficam por aqui: a dispersão de feiras é vantajosa porque, de acordo com Avelino Soares, "permite afirmar a identidade dos certames"[Avelino Soares, director da Feira do Livro do Porto].

Os horários de funcionamento também foram ajustados ao novo local. A abertura foi antecipada para as 12.30 horas, em vez das anteriores 15 horas, e o encerramento durante os dias da semana acontece às 20.30 horas, acompanhando o habitual esvaziamento da Baixa da cidade no período pós-laboral. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento estende-se por 12 horas (das 11 às 23). Para que a oferta de restauração acompanhe o previsível acréscimo de procura, estão a ser feitos contactos com os estabelecimentos da zona.
(...)
O número total de pavilhões que serão montados na Avenida dos Aliados e da Praça da Liberdade - a que se juntam duas tendas destinadas à programação cultural e ao público infantil - dependerá muito do total de participantes, mas o administrador da Areal Editores mostra-se convicto de que "a actual desproporção de um para três entre as duas feiras tem tendência a esbater-se".»