segunda-feira, 2 de março de 2009

Novo jornal diário chama-se "i" e foi apresentado aos colaboradores

O novo jornal diário que será lançado pela Sojormedia até ao Verão vai chamar-se "i". Segundo os responsáveis, o projecto Cebola (nome de código até aqui, já que sobre o nome se tentou criar um indiscreto segredo), chamar-se-á "i" por nenhuma «razão especial", "a não ser a convicção de que uma marca é o que fez dela". "Vamos fazer um grande produto e isso vai transformar o 'i' numa grande marca", diz Martim Avillez - director.

A redacção, no Tagus Park - Oeiras, é composta por 70 jornalistas, que estão neste momento a receber formação.

O jornal estará equipado com um estúdio de gravação e imagem, o que mostra a intenção do jornal dar cartas no ambiente digital. Mais, «cada jornalista receberá um kit composto por um telemóvel (que captará imagens e sons), um tripé e um microfone, "para que cada um produza imagens onde quer que esteja e quando considerar que pode ser uma mais valia".»


A notícia do Públicoo adianta ainda que «numa das paredes será colocado um painel que muda de cor ao longo do dia, assinalando os vários períodos de fecho do jornal e as necessidades de actualização do site.»

«Martim Avillez Figueiredo fez questão de sublinhar que o "i" "não é um jornal ou um site, mas uma marca de informação".»

Da equipa inicial, constam nomes como Ana Sá Lopes, Pedro Rolo Duarte, Enrique Pinto Coelho, Alexandre Pereira, e Francisco Camacho, editor-executivo da Sábado. A redacção contará ainda com o apoio de cerca de quinze jornalistas estagiários recrutados através de candidaturas realizadas exclusivamente pela Internet.

Ler no Público.