quarta-feira, 18 de março de 2009

José Afonso Furtado no PNet Literatura

O PNet Literatura dedica um grande destaque a José Afonso Furtado disponibilizando uma entrevista ao autor, excertos, bem como a menção ao lançamento da obra hoje, na Casa Fernando Pessoa, às 18h30. Apresentação a cargo do Eng.º Vasco Teixeira.


Excertos da entrevista abaixo:
«Fale-nos resumidamente do seu último livro, como se estivesse a revê-lo em voz alta para um grupo de amigos.
(...)...diria que A Edição de Livros e a Gestão Estratégica reflecte um conjunto de temas que há muito me acompanham e que encontraram agora o tempo certo para se assumirem como livro. Se, até ao último quartel do século xx, era usual considerar a edição de livros como uma actividade eminentemente cultural, resistente a abordagens oriundas das disciplinas da Economia ou da Gestão, no final dos anos 80, essa situação tornou-se insustentável, e hoje, depois de mais de duas décadas de concentrações editoriais, de grandes operações de concentração e de globalização, e da entrada em força das tecnologias digitais no sector, já não é possível ignorar esses contributos no governo de uma casa editora. Sinteticamente, o livro passa em revista, num primeiro momento, alguns conceitos oriundos do mundo da gestão (estratégias genéricas, cadeia de valor, vantagem competitiva, recursos e capacidades…) e que, apesar de se terem vulgarizado, são muitas vezes utilizados incorrectamente ou, pelo menos com bastante ligeireza. Analisam-se ainda as diversas tentativas da sua aplicação ao sector editorial e livreiro a partir de meados da década de 1990. Num segundo momento, descrevem-se detidamente as transformações em curso, tanto a nível ambiental quanto, mais especificamente, no mundo da edição, e que levam a que muitas das tradicionais ferramentas de gestão não se encontrem já em condições de dar resposta às novas situações emergentes. Por fim, apresenta-se como paradigmático o modelo desenvolvido por Cinzia Parolini e Paola Dubini que se considera, por agora, o melhor preparado para entender a vantagem competitiva, a nova realidade dos sistemas de criação de valor e a rede de valor no sector da edição de livros.»