quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Prémio Bang! 2008 não fez bang!

O júri do «Prémio Bang!» decidiu não entregar o «Prémio Bang!» de 2008.

A «Bang!» é uma revista da editora Saída de Emergência, disponibilizada no seu website de forma gratuita.
Deixamos o comunicado dos editores que justifica esta decisão:

«A razão deve-se ao facto de nenhuma das quase cem submissões reunir condições para ser galardoada. Para a editora Saída de Emergência este anúncio acaba por ser uma desilusão polvilhada de brio. Se, por um lado, era importante estrear o prémio com uma obra de qualidade que engrandecesse o género em geral e a literatura fantástica portuguesa em particular, por outro, o critério exigente do júri deixa-nos satisfeitos. Revela um prémio sério, criado para coroar obras de qualidade superior e que não premeia algo menor apenas para poder anunciar um vencedor.

Um ponto a deixar bem claro: não consideramos que a primeira edição do prémio tenha sido uma experiência falhada, muito pelo contrário. Apesar de preferirmos não desprestigiar a colecção e a editora galardoando uma obra inferior, a verdade é que muito se pode aprender desta primeira experiência. E, sejamos honestos, várias das submissões facilmente encontrariam editoras nacionais que as publicassem nas suas colecções de fantástico. Mas isso já terá a ver com a exigência do critério editorial.

Por fim, aproveitamos para anunciar que estamos neste momento a decidir se o «Prémio Bang! para literatura fantástica» vai ser anual ou bienal. Mal haja novidades, serão os primeiros a saber!

Obrigado a todos pela vossa participação,
Os Editores»