sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Porto Editora, LeYa e Plátano Editora no Radar de Negócios

O último Radar de Negócios focou-se sobre o crescente fenómeno de concentração do mercado editorial, dando destaque aos grupos LeYa, Porto Editora e Editorial Plátano.

O presidente da Porto Editora, Vasco Teixeira, fala sobre a evolução do grupo nos últimos anos, dando ênfase ao desenvolvimento de novos produtos multimédia. Com esta estratégia, a Porto Editora procura seguir as novas tendências de mercado, com vista a que estas não afectem os lucros gerados, algo que se tem vindo a verificar com outras editoras no mercado.

Pelo Grupo Editorial Plátano falou Paula Prata, directora editorial, que explicou como a editora conseguiu resistir a propostas de compras de outras casas, abordando também questões relativas a estratégia editorial. Neste sentido, destaca-se a criação da marca editorial Livros de Seda e a tendência para a contratação de serviços em regime de outsourcing, de modo a não aumentar os custos de estrutura.

Se ambos os grupos editoriais têm a sua génese no mercado das edições escolares, nos últimos anos, têm vindo a investir nas edições gerais, para além dos produtos multimédia e dos serviços online. Para além destas entrevistas, o programa apresentou ainda uma reportagem sobre os custos de produção do ciclo editorial.

Ver programa na íntegra no site da RTP.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blog.