terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Curso de Escrita Reconstrutiva (escrita criativa), por Possidónio Cachapa

A Booktailors apresenta o seu primeiro curso de escrita criativa - um curso de autor, sendo este um autor maior da nossa literatura. A apresentação do curso, redigida pelo próprio Possidónio Cachapa, é bem exemplificativa do que se pretende.

«É cada vez maior o número de pessoas que escreve e publica. Entre esses, há alguns que possuem uma voz mas que insistem em escrever o que lhes parece certo, vendável ou que pode agradar à família próxima. Historicamente está provado que este tipo de escritores nunca vencerá a morte e que provavelmente os seus livros serão vendidos a peso muito antes dela.
Este curso, limitado nas inscrições, está destinado aos que gostariam de encontrar os tomates que o seu conformismo ou as confortáveis rotinas insistem em esconder.

Objectivos:
- Ganhar consciência da quantidade de lixo sem interesse que insistiu em publicar. Verificar se no meio de tanta inutilidade existe alguma coisa que se aproveite ou pelo menos uma pista que lhe ilumine a cegueira branca (“Blind Mess”, em lanzarotês).

- Destruir as rotinas anteriores e mandar às urtigas todos os que por razões de amabilidade, afecto ou simples ignorância, lhe disseram que “tem de continuar a sua maravilhosa escrita”.

- Aprender a rir dos editores que se oferecem para continuar a publicar se “fizer um livro que vá ao encontro do mercado”.

- Produzir textos e aprender a reformular por dentro a sua própria escrita de forma a na hora da sua morte não morrer exclamando “Só fiz merda”.

Destinatários:
- Escritores publicados e com vontade de reverem os seus processos.

- Gente que seja capaz de deixar o ego à entrada da porta, que saiba que vai ser tratada pelo primeiro nome e que esteja disposta a correr descalça (este recurso pedagógico poderá não ser utilizado).»

Formador: Possidónio Cachapa.
Possidónio Cachapa nasceu em Évora, tendo também vivido nos Açores, na Suíça e actualmente em Lisboa. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses), na Universidade Nova de Lisboa, estudou também realização, argumento e imagem.

Assim, divide a sua actividade de escritor com a de professor/ formador, tradutor, encenador, argumentista (de destacar entre outros, KISS ME, de António da Cunha Telles, MARIA E AS OUTRAS, de José Sá Caetano e adaptação, em pré-produção do filme de animação DO CÉU E DA TERRA, a partir do romance Viagem ao Coração dos Pássaros) e realizador, sendo autor de diversas curtas e longas-metragens. Escreveu crónicas e teatro, sendo um dos sócios-fundadores da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos e colabora de forma permanente em diversos jornais e revistas nacionais (Jornal de Letras ).

Obras publicadas: Materna Doçura, Shalom, Viagem ao coração dos pássaros, Segura-te ao meu peito em chamas, O meu querido Titanic, O Mar por cima, Rio da Glória.

Calendário de aulas:
Março.
Dias 3, 5, 10 e 12 e 26, das 19 h às 22 h.
Dia 21 de Março, aula de escrita no exterior, das 10.30h às 17.30h.
[pausa]
Abril. 14 e 16, das 19h às 22h.

Localização de curso: Bookoffice, Rua Nova do Almada, 59, 3º, com excepção da aula de 21.03.2008.

Preço: 250 euros.

Total de horas: 28.

Para pré-inscrição, enviar um email com referência Possidónio Cachapa no "assunto" para: formacao@booktailors.com. Deverão enviar um texto de 3000 caracteres em anexo que será analisado pelo formador.


Abaixo encontram este curso visto pelos olhos do Irmão Lúcia: