sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Tertúlia Byblos

A Byblos irá lançar uma nova iniciativa - a Tertúlia Byblos, que promete ser «um convite a todos os amantes do livro e da literatura portuguesa (...) que, em sucessivos módulos, de Outubro a Julho, vai abordar os mitos, a história, o presente e o futuro das letras lusófonas, discutindo até a geopolítica da língua.»

«Até Julho, a Tertúlia Byblos organizar-se-á como um ciclo feito de módulos temáticos que se interligam, cada um deles apresentado por um coordenador, que convidará um ou mais protagonistas para as diferentes sessões. Do romance histórico à literatura de viagens, dos mitos fundadores ao futuro da língua portuguesa e à lusofonia.

Em contraluz relativamente à cultura portuguesa, outras culturas serão convocadas, favorecendo a reflexão e o debate sobre identidade e alteridade. Um espaço privilegiado para as letras do Brasil, de Angola, Moçambique, entre outros países de expressão lusa, e para outras literaturas que mereceram ou vão ainda merecer programas especiais na Byblos, como a norte-americana e a francesa.»

Começa já amanhã e aqui fica o programa da primeira conferência dedicada ao romance histórico.
«Romance Histórico
As nossas histórias, ou as histórias da nossa História. Ficção da realidade ou realidade que se conta de forma ficcionada, o romance histórico é um género que cada vez tem mais leitores. Entre o documento e a criação, entre o passado e o presente, um elo de ligação que apaixona e polemiza.

Este é o tema de abertura da Tertúlia Byblos, que começa nesta sexta-feira, dia 10, com um ciclo coordenado por Miguel Real, cuja primeira sessão conta com a presença dos escritores João Aguiar e Sérgio Luís de Carvalho. (...)

A Tertúlia Byblos, para que todos estão convidados (entrada livre, por inscrição, até ao limite da lotação disponível), tem a coordenação geral de Annabela Rita, envolvendo várias instituições ligadas à escrita e à investigação universitária nos campos literário, cultural e artístico.

Promovendo o diálogo entre diferentes áreas disciplinares através dos seus representantes, esta é a tertúlia que queremos efectivamente trazer até à Byblos: temas e obras provocando conversas em encontros que desejam ser um verdadeiro convívio entre escritores, investigadores e público. Com nomes consagrados da cultura portuguesa, mas também com jovens autores.»

10 Outubro, 18h30
João Aguiar; Sérgio Luís de Carvalho; Miguel Real (coordenação)