segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Guarda Livros: o novo programa de Francisco José Viegas

Guarda Livros é o novo programa de Francisco José Viegas, que regressa assim à grelha da RTPN. Num egisto mais intimista, partindo das bibliotecas de diversas personalidades, decerto com muitas histórias à mistura, falar-se-ão, pois claro, de livros. O ênfase será nos livros que marcaram a vida das personalidades convidadas.

Nas palavra de Francisco José Viegas, «"O convidado fala sobre os seus livros, sobre a sua memória desses livros, como formou a sua biblioteca, como a arruma ou desarruma. A prioridade vai para os livros de nossa casa"». Pretende-se «"divulgar a paixão pelo livro", mesmo porque "o exemplo de grandes leitores é muito mais eficaz do que os discursos patetas sobre a 'leitura como um acto de cidadania' (...) a leitura não tem nada a ver com cidadania. Cidadania é votar, participar na vida pública. Ler e ter livros é uma actividade puramente individual, privada, que tanto pode abrir-nos a porta para a felicidade como para a desgraça».

Alguns convidados já alinhados: António-Pedro Vasconcelos, António Borges Coelho, Maria Filomena Mónica, Marcello Mathias, José Miguel Júdice, Rúben de Carvalho, Vasco Graça Moura, Lauro António ou Urbano Tavares Rodrigues .

O programa irá para o ar, aos domingos, pelas 23 horas