terça-feira, 21 de outubro de 2008

Google Book search (I): Case studies - Paidotribo



O Google Book Search esteve presente na Feira com um stand próprio, tendo apresentado diversos case studies, ou dito de outra forma, veiculado diversos exemplos de sucesso. Vejamos o caso da Paidotribo.

A Paidotribo é uma editora espanhola, especializada em livros de desporto, actividade física e ciências do desporto. Fundada em 1982, esta editora está presente em três mercado: Espanha, México e Argentina, embora também a possamos encontrar no nosso país e noutros países da América Latina.


Em fevereiro de 2006, juntou-se ao Google Book Search (GBS), com mais de 400 títulos. Os bons resultados levaram-nos a aumentar este número e possuem actualmente cerca de 600 títulos. Segundo os responsáveis da editora esta presença significou um incremento de 200.000 euros nas vendas online.
Daniel Emilio Ortega Casas, director de exportações da editora, explica o sucesso em poucas palavras: «Os nossos livros são muito especializados e relativamente caros, pelo que se torna mais difícil que os clientes os comprem, sem os folhearem. Com o GBS, os utilizadores podem visualizar a selecção de páginas, aumentando assim as vendas.»
Este responsável sintetiza as vantagens do GBS para a Paidotribo:
- Aumento do tráfego do website: passou das 3000 visitas diárias de 2006 para as actuais 5000;
- Os livros que passam a estar presentes no GBS, independentemente do tema, registam um aumento de vendas, de cerca de 20 a 30%;
- A venda de livros em retalho aumentou 11%;
- Crescimento da presença internacional da editora, nomeadamente dos falantes de língua espanhola nos EUA. Com a possibilidade de venda directa, via net, os livros apresentam preços mais reduzidos que se comercializados pelo retalho tradicional. (Recorde-se que o GBS apresenta junto a cada obra um botão para opção de compra da obra).