Objectivo geral: Transmitir as noções base do negócio do livro, explorando os diversos elos da cadeia de valor(Aquisição de conteúdos, tradução, revisão, paginação, etc.), apresentando protagonistas e delineando o panorama geral do livro no nosso país.
Público-alvo: Profissionais do negócio da edição com pouca experiência; estudantes com vontade de ingressar no universo editorial; outros profissionais com interesse pela área do livro e que pretendam profissionalizar-se na edição de livros.
Programa:
AULA 1
1. Conceitos Básicos de Edição
1.1 O Livro: vantagens e desvantagens ;
1.2 O posicionamento da edição na sociedade actual;
1.3 O Livro face às indústrias culturais;
1.4 Conceitos básicos de edição.
AULA 2
1. O Mercado e as suas Tipologias
1.1 Segmentos editoriais;
1.2 Épocas de publicação e estrutura do mercado;
1.3 Estratégias de publicação e tipo de entidades editoras;
1.4 O livro enquanto objecto.
AULA 3
1. Os agentes do Livro
1.1 Empresariais;
1.2 Institucionais;
1.3 Os profissionais do Livro: profissões e standards;
1.4 Principais legislações;
AULA 4
1. A cadeia de valor do livro
1.1 A aquisição de conteúdos;
1.2 Da preparação de conteúdos ao projecto gráfico
1.3 A pré-impressão;
1.4 A produção gráfica;
1.5 Os serviços do livro;
1.6 O marketing-mix do livro
AULA 5 e 6
1 O mercado do livro em Portugal
1.1 Práticas económicas do mercado;
1.2 A Lei do Preço Fixo;
1.3 O valor e os custos;
1.4 Fundamentos do estabelecimento do preço;
2
2.1 A distribuição em Portugal
2.2 Os canais de vendas;
2.3 As novas tecnologias e o mundo editorial;
2.4 Tendências do negócio do livro em Portugal.
Formador: Nuno Seabra Lopes, Paulo Ferreira, Sérgio Coelho
Nuno Seabra Lopes é Consultor Editorial da Booktailors – Consultores Editoriais, sendo mestre em Estudos Editoriais. É especialista convidado na Especialização para Técnicos Editoriais da FLUL. Tem experiência editorial em várias editoras livreiras de média e grande dimensão, distinguindo-se em funções de coordenação e edição executiva.
Paulo Ferreira é Consultor Editorial da Booktailors – Consultores Editoriais, sendo pós-graduado em Edição pela Universidade Católica Portuguesa. Durante mais de cinco anos desenvolveu uma carreira de publicitário, enquanto gestor de contas. Organizou diversos volumes, tendo sido coordenador editorial de revistas periódicas
Sérgio Coelho
Com formação superior em Comunicação Social, iniciou o seu percurso profissional no universo jornalístico, onde veio a exercer funções de editor e de chefe de redacção. Desde 2002, tem vindo a exercer diversas funções no universo da edição de livros, designadamente enquanto coordenador editorial. Frequentou a pós-graduação em Edição – Livros e Novos Suportes Digitais ministrada pela Universidade Católica e possui uma ampla e diversificada formação no âmbito do marketing e da comunicação.
Dados técnicos:
N.º de sessões: 6. Datas: 28 e 30 de Outubro; 04, 06, 11, 13 de Novembro.
N.º horas/sessão: 3h.
Horário: pós-laboral (18:30-21:30).
Total de horas: 18 horas.
Preço: 225,00 euros
Para pré-inscrição, por favor envie CV (com a referência: Formação Revisão 1F) para: formacao@booktailors.com.
Inscrições limitadas ao stock existente.
A formação decorrerá, como habitual, no Bookoffice - Rua Nova do Almada, 59 - 3.º, Lisboa.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Curso de Introdução à Edição
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 13:38
Marcadores: Formação Booktailors