segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e o Flickr

Após três meses do início do projecto projecto desenvolvido pela Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian de divulgação das suas colecções de fotografia no FLICKR, de forma a captar novos públicos, os resultados estão à vista:

- mais de 100.000 visualizações;
- 315 membros do FLICKR que se inscreveram como contactos, visitantes de todo o mundo, desde os Estados Unidos à China, para além de um número significativo de portugueses residindo no estrangeiro.
- O barómetro E.Life Seara.com/Meios & Publicidade, que analisa as "marcas" mais referidas na blogosfera portuguesa, indica que a Fundação Calouste Gulbenkian conquistou o primeiro lugar, destronando outras instituições da área da cultura como o Centro Cultural de Belém, a Fundação de Serralves ou a Casa da Música.

Ao longo dos últimos três meses, a Biblioteca de Arte disponibilizou mais de 2100 contéudos (o número inicial foi de 1000.

Como uma forte estratégia de domínio das ferramentas sociais na Internet, a Biblioteca de Arte participa ainda em 46 grupos que reúnem milhares de pessoas interessadas em assuntos tão diversos como: Arquitectura, Azulejaria, Arte Românica e Gótica, Igrejas e Conventos, Centros Históricos de Cidades, etc.

A Biblioteca de Arte refere ainda como motivo de sucesso o auxílio que esta iniciativa deu à divulgação das colecções, sendo de referir particularmente o Espólio de Amadeo de Souza Cardoso, cujas imagens são, de todas as colecções disponibilizadas, aquelas que apresentam um maior índice de visualização.

Uma ideia simples, sem custos e que mostra que o peso de uma instituição como o da Gulbenkian não é sinal de estaticismo.

Ver aqui.