sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Artigo Texturas - Parte 5 (final)

Em Portugal, a reacção ainda se faz esperar.

A concorrer com o Grupo LeYa temos a líder do mercado escolar (Porto Editora), assim como nas edições gerais o Grupo Círculo de Leitores/Bertrand (Direct Group/Bertelsmann) e outras médias editoras.

O acesso ao ponto de venda torna-se preponderante, em particular pela elevada quota de mercado detido pelo grupo Bertrand e pela reduzida presença no retalho do Grupo Porto e do Grupo LeYa.

Simultaneamente, tem havido uma certa discordância em relação à forma como o Grupo LeYa tem agido, o que por ora levou ao abandono de recursos editoriais importantes para outros grupos, juntamente com os seus autores.

Os cenários que se traçam são vários, sendo que muitos vaticinam que esta concentração servirá para, mais tarde ou mais cedo, ser vendido a um grupo internacional, à semelhança que Miguel Pais do Amaral fez com a sua anterior empresa (Media Capital), vendida ao Grupo Prisa.

Lisboa, 7 de Julho de 2008
Nuno Seabra Lopes