No The Times podemos ler um artigo interessante, que aborda a concorrência do mercado livreiro (retalho/ livrarias).
Começando por comparar o espaço sossegado e gentil das livrarias, onde se pode entrar e sentar durante bastante tempo, lendo e apreciando livros sem a pressão de comprar seja o que for, Jack Malvern, passa para o lado do lá do balcão e retrata um dos mais sanguinários negócios de todos: livreiro.
A razão, segundo Jack e referindo-se ao mercado inglês, é a falta de produto de marca própria e estratégias de exclusividade de produtos, associado ao preço como instrumento de mercado (em Portugal a Lei do Preço Fixo não dá liberdade para tanto).
o exemplo apresentado foi a venda do último Harry Potter abaixo do preço (a 1 libra; o preço de mercado era em média de 8,99 libras), que fazia com que a Asda tivesse perdido mais de 100.000 libras numa só semana.
Face a isto, as livrarias independentes não conseguem competir com os mesmos argumentos.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Sem misericórdia
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 15:00
Marcadores: Livrarias, Mercado do Livro