terça-feira, 3 de junho de 2008

Nélson de Matos, por Nélson de Matos

Nélson de Matos publica no seu Textos de Contracapa a entrevista completa que cedeu, por e-mail, a João Morales, da Os Meus Livros.

«Porque optou por criar uma editora unipessoal? Neste caso, o editor constitui todos os elos da produção (escolha dos títulos, do papel, do paginador, tradutor, negociação com a gráfica, com a distribuição, etc, etc)?
Decidi desse modo porque, provavelmente, depois de 23 anos a dirigir a Dom Quixote já não tenho paciência para outro tipo de estatuto. O meio editorial está muito confuso, inundado por pessoas que sabem muito pouco de edição, ou que julgam que editar livros se faz em gritaria pelo telemóvel. Por outro lado eu prezo muito a minha liberdade, já tenho alguma idade, e acho cada vez menos graça a palermices.
(...)
Os motivos pelos quais se fez editor, são os mesmos que o levaram a criar as Edições Nelson de Matos?
Sou editor porque gosto de livros, porque gosto de conviver com os autores e todos os outros extraordinários profissionais ligados ao livro. Sou editor, também, porque aprendi o negócio do livro e agora, tantos anos depois, já não sou capaz de fazer mais nada. Fiz então, com o meu próprio nome, uma editora artesanal. A que alguns, agora, também chamam intimista. Gosto das duas designações»

Para ler na íntegra aqui.