«Quando um autor abandona uma editora, a empresa perde parte do seu valor. Efectivo e de mercado. É uma perda maior do que o trabalhador que muda de emprego numa direcção de marketing ou num departamento de recursos humanos. Porque sai o autor (e os seus leitores...), mas também o seu passado, que é o seu “fundo de catálogo”. A obra de um autor é a um tempo parte da carne e do sangue de uma editora - justamente porque um escritor é ele, o livro que se segue, e mais dez ou vinte para trás.
Uma editora é o livro que publica amanhã – mas o valor de uma editora está no que já publicou. É a sua fama e conquista (o seu conteúdo, no fundo) que determina o seu valor – como será o seu desempenho e horizonte que lhe dita a longevidade.»
Um texto para ler na integra aqui.
terça-feira, 27 de maio de 2008
"O papel a e a tinta", Pedro Rolo Duarte
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 23:29
Marcadores: blogosfera, Mercado do Livro, Opinião