terça-feira, 22 de abril de 2008

Manuel Alberto Valente na Porto Editora

Manuel Alberto Valente, conforme anunciado na passada sexta-feira, iniciará funções na Porto Editora. Manuel Alberto Valente será o rosto da nova divisão editorial criada pela Porto Editora, que estará sedeada em Lisboa.


Reproduzimos aqui o comunicado de imprensa:

«
Porto Editora cria Divisão Editorial em Lisboa

Manuel Alberto Valente será o responsável pelo projecto

Pouco mais de um ano e meio após a entrada na área da ficção, a Porto Editora anuncia uma nova etapa na sua estratégia de crescimento: a abertura de uma nova Divisão Editorial, sedeada em Lisboa, que será coordenada por um dos mais competentes e reconhecidos editores portugueses: Manuel Alberto Valente.

Este passo da Porto Editora resulta da aceitação do projecto apresentado por Manuel Alberto Valente, que assenta num forte compromisso de intervenção nas áreas não escolares, nomeadamente na ficção de autores nacionais e estrangeiros. Esse trabalho será desenvolvido com total autonomia mas em articulação com a Divisão Editorial Não-Escolar da Porto Editora, liderada por Cláudia Gomes, responsável pela publicação de 20 títulos de ficção que representam um volume superior a 200.000 exemplares vendidos.

A coordenação destas duas estruturas será assumida pessoalmente por Vasco Teixeira. O Director Editorial do Grupo Porto Editora deposita grande confiança na capacidade e experiência de Manuel Alberto Valente e da respectiva equipa, a quem serão proporcionadas as melhores condições para realizarem um trabalho de excepcional qualidade com vista a uma crescente diversificação editorial da Porto Editora, onde o sector escolar representa hoje menos de 70% do total.

A Porto Editora reforça assim o seu pólo editorial na capital, até agora dedicado exclusivamente ao livro escolar e no qual sobressai outra empresa do grupo, a Lisboa Editora. Ainda este ano serão publicados os primeiros livros da responsabilidade da nova Divisão Editorial, que aumentarão um catálogo onde se destacam títulos como A Herança do Vazio, de Kiran Desai, vencedor do Man Booker Prize 2006; D. Sebastião e o Vidente, de Deana Barroqueiro, vencedor do Prémio Máxima de Literatura – Prémio Especial do Júri, Edição 2007; ou O Tempo dos Imperadores Estranhos, de Ignacio del Valle, vencedor do Premio de la Crítica de Asturias, Premio Libro con Huella e menção especial do Premio Dashiell Hammett.

Manuel Alberto Valente, que abandonou há um mês o Grupo LEYA, foi editor e Director-Geral de edições da ASA, empresa onde, ao longo de 17 anos, criou um catálogo de referência considerado um dos maiores e mais prestigiados na língua portuguesa.

O Grupo Porto Editora atingiu, em 2007, um volume de negócios de 84 milhões de euros, correspondendo a cerca de 14 milhões de livros vendidos em Portugal e nos mercados da edição em língua portuguesa, nomeadamente nos PALP.»