sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Fusão entre UEP e APEL

Hoje, no JN, um artigo de Sérgio Almeida dá conta da iminência da fusão entre as duas associações. Aqui.

Alguns excertos:
«"O principal obstáculo à fusão está removido. A partir daqui, trata-se de resolver pormenores que, com maior ou menor dificuldade, serão também solucionados", defende António Baptista Lopes, o presidente da direcção de APEL que se prepara para abandonar o cargo ocupado nos últimos seis anos, porque "é tempo de passar o testemunho a outros colegas".

(...)

Para substituir o editor da Âncora, o escolhido deverá ser Rui Beja. O JN apurou que o antigo presidente do Círculo de Leitores (ler o Perfil ao lado) já está até a trabalhar no sentido de formar uma lista de consenso, capaz de conciliar as pretensões dos associados da APEL e da UEP.

(...)

O clima de concórdia que agora impera vai ser posto à prova quando for chegada à altura de serem decididas as questões mais sensíveis, como a futura designação da entidade. Vasco Teixeira, presidente do Grupo Porto Editora, é da opinião que "pelo património de mais de meio século, a sigla APEL deverá manter-se". Motivos para que esta associação tenha um estatuto especial não faltam, até porque "se trata de uma instituição de utilidade pública e é a agência do ISBN". »


Perfil de Rui Beja aqui (na foto).

A cronologia do desentendimento aqui.