Infelizmente, apenas tivemos conhecimento da apresentação dos resultados preliminares do estudo do sector editorial quando aqui postámos o aviso. De qualquer das formas, estamos a tentar recolher todas as informações possíveis, solicitando desde já que nos enviem todas as informações que dispõem.
Entretanto deixamos aqui a notícia publicada hoje no DN, referente a esta mesma apresentação e que conta com testemunhos de Carlos da Veiga Ferreira.
Alguns excertos:
«No último ano alvo de estudo, 2005, o volume de negócios no sector livreiro atingiu os 381 milhões de euros, número oficial que terá crescido, em 2007, para os 500 milhões - este um dado oficioso, revelado recentemente por uma empresa de estudos de mercado espanhola. É que, em Portugal, o sector do livro é o único que não é tratado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), facto que é contestado por Carlos da Veiga Ferreira. "Devia ser o INE a tratar estes dados. Não vejo razão para que este sector fique de fora."»
«Portugal importa livros da União Europeia e exporta para os PALOP. No último ano apurado pelo relatório, a Sociedade Portuguesa de Autores recebeu de direitos de edição literária 1,4 milhões de euros.»
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Estudo do sector do livro
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 16:33
Marcadores: Estado | Política Cultural, Estatísticas e Números, Mercado do Livro