O Luis Gaspar é uma figura incontornável da publicidade. Não só por que é, na minha opinião, o melhor locutor de publicidade português (e se o nome deste profissional por si só não vos diz nada, cliquem num dos links abaixo, e já vão perceber o que quero dizer), mas porque não há bicho-careta no mundo da publicidade português que, segunda-feira pela manhã, antes ou depois do café matinal (no meu caso era durante) não se sente em frente ao monitor para passar pelo Truca – um blog que já era um blog, mesmo antes de se chamarem blog a uma plataforma como esta.
Os projectos Estúdio Raposa e Poesia Erótica
E se dúvidas houvesse da capacidade de actualização e actualidade deste profissional, veja-se o projecto Estúdio Raposa e Poesia Erótica. Tanto num como noutro, temos a possibilidade de escutar na maravilhosa voz de Luis Gaspar textos escolhidos por este, que são, de forma absolutamente graciosa, cedidos para nosso gáudio. No Estúdio Raposa, podemos ouvir Fernando Namora, José Rodrigues Miguéis, António Ramos Rosa, entre muitos, mas mesmo muitos, outros.
Já no outro website, Poesia Erótica, como o próprio nome indica, temos acesso a podcasts de outra índole. Podem ouvir aqui. Deste website, recomendo o post relativo ao Eça.
As motivações
Luis Gaspar decidiu criar esta plataforma como forma de combater a frustração tantas vezes sentida pelos publicitários, após o corte e costura submetido por outros elos da cadeia de valor da publicidade. Luis Gaspar, e todos os publicitários, sabem bem que raramente o trabalho inicialmente desenvolvido acaba por ser o final.
Mais, e nas palavras do próprio, " o facto de ter sido na Rádio que iniciei a minha actividade profissional, logo, vítima do conhecido bichinho da dita, assim que surgiu o podcast, aproveitei a oportunidade para enterrar frustrações e ler (só para quem quiser ouvir) os textos dos meus “copies” preferidos no tom de voz que me der na gana. Os podcasts nasceram nos EUA (tinha de ser) no início de 2005 e em Junho desse ano, entre os 5 primeiros em língua portuguesa, lá estava o Estúdio Raposa. "
Luis Gaspar, fala ainda da importância de alguns professores, nomeadamente "Sebastião da Gama e Virgílio Couto, que usavam a poesia como isco para levar os meninos e amarem a sua língua".
O acervo
O Estúdio Raposa, com três anos de idade, «através dos programas “Palavras de Ouro” e “Lugar aos Outros” , “Contos tradicionais portugueses” e dois audiobooks, (“Romance da Raposa” de Aquilino Ribeiro e “Diário de um Louco” de Gógol) colocou na Internet perto de 200 programas, com a duração média de 20 minutos, onde se podem ouvir biografias e trabalhos de largas centenas de autores desde os mais consagrados, aos pouco conhecidos e muitos dezenas de desconhecidos". Contas feitas, seria possível produzir perto de 66 CD.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Luis Gaspar
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 08:34
Marcadores: Divulgação, O livro e a era digital