A Revista Visão publica hoje, páginas 156 a 174, um extenso rol de sugestões para o Natal, na área da "cultura". Além de livros (alguns a pedido), páginas 158 a 164, apresenta ainda discos e DVD. As ilustrações são de Pedro Lourenço/Who, e tem o título "153 livros discos & DVD".
Abaixo reproduzimos o número de títulos por editora referenciados pelo artigo. Excluimos desta contagem a secção "outras leituras", dado o pouco destaque que assumem na página.
Livros com maior destaque:
Bertrand: 3 obras
Casa das Letras: 3
Alêtheia: 2
Dom Quixote: 2
Sextante: 2
Cavalo de Ferro: 1
Cotovia: 1
Edições Asa: 1
Esfera dos Livros: 1
Guerra e Paz: 1
Oficina do Livro: 1
Quidnovi: 1
[Ou seja, de um total 19 livros, são referenciadas 12 editoras, sendo que as duas primeiras representam praticamente um terço do total das escolhas]
Livros com menor destaque, referenciados em textos temáticos, dedicados a álbuns, gastronomia e infantil:
Assírio e Alvim: 4
Dom Quixote: 4
Caminho: 4
Esfera dos Livros:3
Texto Editores: 2
Tinta da China: 2
Alêtheia: 1
Bertrand: 1
Casa das Letras: 1
Civilização: 1
Edições Asa: 1
Gailivro: 1
Museu Serralves: 1
Oficina do Livro: 1
Phaedon: 1
Quimera Editores: 1
Relógio de água: 1
Taschen: 1
Verbo: 1
[32 escolhas. 19 editoras. As primeiras 3 editoras (em 19) assumem só por sua conta mais de um terço do protagonismo]
Pergunta: Será que vale a pena centrar a comunicação do livro na relação com a imprensa?
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Compras de Natal
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 13:16
Marcadores: Editoras, imprensa, Marketing do Livro