Não é a primeira vez que uma editora portuguesa lança um site sobre um título do seu catálogo. Essa atitude foi já tomada por diversas casas editoriais e a Presença não é propriamente uma novata nesta opção. Não se estranha por isso o mini-site dedicado em exclusivo à saga de Harry Potter.
Hoje em dia, é impensável Hollywood lançar um filme, sem que a estratégia de promoção não contemple um website. Aí disponibilizam-se trailers e fotos em diferentes formatos para download, entrevistas, opções várias a pensar nos bloggers.
É natural que, pensando no mercado português, poucos dos 16,000 livros tenham fôlego para suportar o investimento num website próprio. Mas não deixa de causar estranheza que as casas editoriais continuem a investir em estratégias de marketing e comunicação que pouca ou nenhuma interacção geram com o seu público, e se escusem a criar braços virtuais de promoção aos livros. Sobretudo quando algumas dessas estratégias de marketing sem interacção com o público são mais caras que a criação de um website.
PS: Não podemos deixar de salientar no site acima a inclusão de algumas curiosidades, tão importantes para o instrumento que mais rendibilidade traz à comunicação de um livro: o boca-a-boca...
domingo, 18 de novembro de 2007
Harry Potter: Mini-website da Presença
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 12:54
Marcadores: Marketing do Livro, O livro e a era digital