terça-feira, 13 de novembro de 2007

Conferência sobre Audiolivros

A editora 101 Noites, que possui no seu catálogo uma colecçao de audiolivros, irá promover uma conferência que terá como tema O futuro do Audiolivro em Portugal.

A conferência é aberta ao público e decorrerá no Museu de Electricidade, no próximo dia 21 de Novembro, pelas 18h30.

Deixamos aqui a informação veiculada pela editora para divulgação:
«Nos últimos anos, uma nova forma de leitura tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos em todo o mundo: os audiolivros.

Graças aos avanços das novas tecnologias, milhares de pessoas aderiram a este novo suporte que vem revolucionar o mercado editorial. Com o ritmo acelerado das vidas nas grandes cidades, as filas de trânsito, a falta de tempo para ler, muitas pessoas adoptaram os audiolivros para poder “ler” enquanto conduzem, fazem desporto ou andam de transportes públicos. Ouvir um livro tornou-se, deste modo, a actividade cultural do homem moderno apressado.

Por outro lado, não podemos deixar de mencionar a importância deste suporte para todas as pessoas portadoras de deficiência visuais ou idosos com dificuldades de visão que desta forma podem ter acesso a “leitura” de obras literárias e não só.

Em Portugal, o audiolivro está a dar os primeiros passos. Algumas editoras já se aventuraram nesta área, apesar de tratar-se essencialmente de experiências ainda tímidas e muito pontuais. Contudo, este novo formato já conquistou inúmeros leitores na Europa e sobretudo nos EUA (onde 10% do mercado editorial já pertence ao audiolivro). Nos últimos anos, surgiram várias editoras especializadas em audiolivros. Além disso, a Amazon e o itunes já disponibilizam largos milhares de títulos nas mais diversas áreas: da literatura à filosofia, passando pelo ensaio ou pelos livros técnicos.

Perante este panorama, a editora 101 Noites acredita que urge debater algumas questões relativas ao futuro do audiolivro em Portugal.

- Como está a reagir o mercado editorial e o público português a este novo fenómeno?
- De que forma o audiolivro pode ajudar na promoção da leitura em Portugal?
- Poderá o audiolivro contribuir para a divulgação da literatura de língua portuguesa?
- Será o audiolivro um concorrente do livro em papel? Ou, pelo contrário, poderá complementá-lo?

Todas estas questões e muitas outras serão abordadas na Conferência “Livros Para Ouvir – o Futuro do Audiolivro em Portugal”.»

Oradores:
Prof. Marcelo Rebelo de Sousa
Mafalda Lopes da Costa – Jornalista, programa "Com os Livros em Volta" TSF, ex-directora da Revista LER.
Stig von Bahr – Responsável da Sony DADC Aústria
Sandra Silva – Directora Editorial 101 Noites
Nuno Franco - Realizador e responsável pela direcção de actores da colecção “Livros Para Ouvir”

A conferência contará com a presença dos actores Alexandra Lencastre, José Wallenstein, Nuno Lopes, Eunice Muñoz, João Perry, São José Lapa que lerão alguns excertos dos contos da colecção “Livros Para Ouvir”.