«Entende-se por distribuição quer a função primordial de fazer chegar a produção dos editores aos vários pontos de comercialização existentes (...) quer num sentido amplo todo o processo de comercialização.»
José Afonso Furtado, Os livros e as leituras, p.123
«Fizemos uma distribuição bastante diversa, moderna, para as livrarias, para as grandes superfícies, para os supermercados e, fora disso, criámos uma rede 2500 pontos de venda onde não costuma estar o livro, como as estações dos CTT, gasolineiras e restaurantes de estrada.
(…)
Temos uma máquina cara, usamos o sistema informático que usa a Central de Cervejas. Um pedido feito às 11h, às 16h já está no ponto de venda.
(...)
...o problema que habitualmente temos é o problemas das grandes superfícies, que trabalham só com uma selecção de títulos, muito bem controlada informaticamente.»
Mário de Moura, Os Meus Livros, Julho 2005, pp. 19-20.
«Um editor nunca está seguro se confia toda a sua distribuição a terceiros.»
Assírio Bacelar, Os Meus Livros, Maio 2005, p22.