quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Leituras de Verão, por Francisco José Viegas

«Em 1986, na então redacção do Jornal de Letras (onde eu trabalhava como editor da área de livros e de dossiers), preparávamos um "especial" sobre "leituras de Verão"; a ideia que então estava na moda, e que nós perseguíamos com tanta insistência como irresponsabilidade, era a de inventariar uma série de livros "mais leves" como sendo recomendáveis para misturar com areia da praia e sestas prolongadas.

Um dos colaboradores era Manuel João Gomes (autor, crítico, tradutor e, sobretudo, um leitor amável, generoso e exigente), que protestava com energia: no seu caso, dizia, aproveitava o Verão para ler clássicos, livros densos, ou livros que já se leram há anos. Só com a idade, a mestra de quase todas as coisas, percebi que a razão estava do lado de Manuel João Gomes.

Ler livros que já foram lidos é uma das atitudes mais nobres que é possível manter na relação com a literatura – até para provar que nenhum livro se esgota na última página. Durante duas semanas de férias li apenas livros que já tinha lido.» Ler na íntegra aqui.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blogue.