segunda-feira, 12 de julho de 2010

Director-geral das Artes Jorge Barreto Xavier demite-se

«O director-geral das Artes, Jorge Barreto Xavier, demitiu-se ontem [sexta-feira] do cargo alegando “divergência” com a ministra da Cultura Gabriela Canavilhas, “sobre o modo de desenvolvimento das políticas de apoio às artes”, declarou à agência Lusa.» Ler no Público.

«O Ministério da Cultura aceitou “com grande satisfação” o pedido de demissão do director-geral das Artes. E já tem um substituto para o cargo. Acusa Barreto Xavier de ser o responsável pela ausência de diálogo entre Gabriela Canavilhas e os agentes culturais.» Ler no Público.

«O ex-director-geral das Artes comentou ontem [sábado] à noite, num comunicado enviado à Agência Lusa, que foi “com grande dificuldade” que conseguiu trabalhar com a actual ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas. Jorge Barreto Xavier recusara-se ontem a comentar para o Público o conteúdo do comunicado do Ministério da Cultura (MC), que tinha manifestado “grande satisfação” pelo facto de o responsável pela Direcção-Geral das Artes (DGA) ter apresentado a demissão, a quem acusou também de ser responsável pela “ineficácia” e pelas “dificuldades” na gestão do dossier do apoio às Artes.» Ler no Público.