terça-feira, 29 de junho de 2010

Porto Editora adquire Bertrand e Círculo de Leitores. Comunicado oficial

Reproduzimos o comunicado oficial do Grupo Porto Editora, que dá conta da aquisição da Bertrand e do Círculo de Leitores. O contrato será assinado hoje.

«Após a "luz verde" da Autoridade da Concorrência, as empresas que pertenciam ao DirectGroup, divisão do grupo alemão Bertelsmann, vão regressar amanhã a mãos portuguesas, com a assinatura do contrato definitivo que oficializa a compra por parte do Grupo Porto Editora.

Incluídos neste negócio, em que o Grupo Porto Editora foi assessorado pelo Banco BPI, estão todos os activos ligados às áreas da edição, distribuição e retalho: a Bertrand Editora (e respectivas chancelas), a Distribuidora de Livros Bertrand, o Círculo de Leitores e as Livrarias Bertrand.

Com este passo, o Grupo Porto Editora reforça a sua liderança do mercado editorial português e, ao mesmo tempo, abre novas perspectivas de crescimento e de desenvolvimento nas diferentes áreas de negócio.

Vasco Teixeira, Administrador do Grupo Porto Editora, afirma que "este processo tem um significado especial para nós, mas também para o sector editorial português, considerando o contributo que a Bertrand e o Círculo de Leitores têm dado à promoção das nossas língua e cultura - algo que também se pode afirmar sobre o Grupo Porto Editora. Por conseguinte, a integração decorrerá sem problemas, o que será fundamental para enfrentar os desafios que se avizinham".

De referir que o volume de negócios do Grupo Porto Editora em 2009 foi de 95 milhões de euros, prevendo-se que, com a entrada da Bertrand e do Círculo de Leitores, o volume de negócios de 2010 se situe nos 150 milhões de euros.»