sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Novos projectos nas Correntes D'Escritas

Numa nova iniciativa, as Correntes reservaram, este ano, um espaço especial para a apresentação de novos projectos. No Axis vermar, ontem à noite, os presentes tiveram oportunidade de conhecer três.

Margarida Branco divulgou o sítio Web Ler por aí…, «um espaço com sugestões de leitura nos lugares das histórias». Este sítio pretende facultar informações sobre livros para «ler por aí» e que livros ler em viagem ou passeio. Segundo Margarida Branco, «quando procuramos informações sobre um local, encontramos dados sobre onde dormir, onde comer, o que fazer, mas nunca o que ler». Ler por aí… colmata esta «falha».

O projecto PNETliteratura não é propriamente novo, pois está em linha desde 2008. O sítio conta com a participação de autores nacionais, como Gonçalo M. Tavares, Almeida Faria, Casimiro de Brito, Vasco Graça Moura e valter hugo mãe, e de correspondentes internacionais, que vão dando conta dos principais eventos literários lá fora, como Kátia Gerlach, em Nova Iorque, Vanessa Godinho, em Luanda, Ana Maria Delgado, em Washington DC, Manuela Degerine, em Paris, Sílvia Chueire, no Rio de Janeiro, e Susana Leite, em Leipzig. O PNETliteratura tem cerca de 1500 visitas diárias.

O projecto «O Rato da Europa» baseia-se numa colecção de textos inéditos, editada pela Pé de Mosca. Este textos procurarão apresentar «uma reflexão alargada sobre o binómio Portugal/Europa». O primeiro número da colecção já foi publicado. Pedro Eiras é o autor de Boomerang, um «conjunto de 27 postais sobre representações da Europa na literatura portuguesa dos séculos XIX a XXI». Seguem-se as obras de Régis Salado e de Regina Guimarães, ainda sem data de publicação.

Ler mais aqui.