quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A «abertura informal» das Correntes D’Escritas

Foi assim que o vereador Luís Diamantino apelidou a sessão de ontem, no discurso que antecedeu o lançamento das obras Antes de Ser Feliz, de Patrícia Reis, e Obra Poética, de Tiago Gomes. O vereador destacou ainda a importância do certame, revelando que nunca tinha dado tantas entrevistas quantas as deste ano. A pergunta mais frequente foi: «Qual dos escritores presentes nesta edição gostaria de destacar?» A sua resposta foi: «Todos são estrelas e todos são tratados como se fossem os únicos convidados das Correntes D’Escritas».

Após a apresentação da sua obra, Patrícia Reis comentou a escolha do vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa, júri do qual faz parte. Segundo aquela autora, a escolha era «tramada» e, após a apresentação, a noite adivinhava-se «longa», com a reunião dos jurados para a escolha de um vencedor entre os dez finalistas. Tiago Gomes, com «humor e informalidade», recusou-se a ler qualquer poema da sua quinta obra de poesia.

Depois das apresentações das obras, seguiu-se uma sessão de poesia, nesta «abertura informal» da XI Edição do Correntes D’Escritas. Ler mais aqui.