sexta-feira, 22 de maio de 2009

Livraria Buchholz fecha portas e conteúdo vai a leilão

«Declarada insolvente por sentença judicial a 22 de Janeiro de 2009, a Livraria Buchholz acabaria por fechar portas a 23 de Abril, colocando no desemprego nove trabalhadoras com salários em atraso. Considerado um espaço de referência na divulgação de obras nacionais e estrangeiras, a Livraria Buchholz está prestes a ver todo o seu conteúdo ser leiloado, segundo apurou o tvi24.pt.»

Funcionários e ex-funcionários da livraria mostram indignação com a forma como o processo está a ser tratado. Para além das dúvidas sobre a existência da Fundação Agostinho Fernandes: «há quem diga que [tal Fundação] nem existe na realidade, é apenas um nome dado para se poder efectuar negócios»; estes trabalhadores, com salários em atraso, vêem os bens e o nome Buchholtz a serem usados em outras livrarias, recentemente abertas.

«A situação da Livraria Buchholz apresenta uma lista de 876 credores, entre fornecedores nacionais e estrangeiros, tendo apenas 25 reclamado a dívida, conforme consta do relatório do processo de insolvência da Livraria Buchholz, a que o tvi24.pt teve acesso.

Entre estes credores encontra-se o Ministério Público, reclamando um valor de cerca de 178 mil euros e a Segurança Social de 777 mil euros. Uma pequena fasquia numa dívida total de 1,3 milhões de euros.»

Ler aqui.