quinta-feira, 16 de abril de 2009

Semana dos Livreiros e Dia Mundial do Livro

«A APEL, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e em parceria com a Direcção Geral do Livros e das Bibliotecas (DGLB) e o Plano Nacional de Leitura (PLN), irá assinalar entre os dias 20 e 25 de Abril, a "Semana dos Livreiros". Com o objectivo de fomentar os hábitos de leitura, o programa da Semana dos Livreiros inclui a animação cultural nas livrarias aderentes, e actividades especiais reservadas para o Dia Mundial do Livro, que se assinala a 23 de Abril.

De 20 a 25 de Abril, as livrarias de Lisboa aderentes à Semana dos Livreiros irão desenvolver, no interior e no exterior dos espaços próprios, um conjunto alargado de acções de promoção do livro e da leitura em que predominará a animação cultural, nomeadamente o convívio com autores, a declamação de textos e a animação infantil, com destaque especial para temas relacionados com Ambiente, Alimentação Saudável, Saúde e Bem-estar.

"A Semana dos Livreiros, para além de promover sinergias entre editores e livreiros, visa mobilizar os cidadãos em torno da leitura com um conjunto de actividades que permitam introduzir o livro e o prazer de ler na vida de todos, em especial, no público mais jovem.”, explica Rui Beja, Presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros. “Esta iniciativa pretende também dar relevo ao contributo inestimável das livrarias para a divulgação do livro e a indispensável diversidade cultural, que capacita e caracteriza um país social e economicamente desenvolvido.”, acrescenta o mesmo responsável.

A 23 de Abril, no âmbito da comemoração do "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor", as livrarias aderentes associam-se de forma especial proporcionando um desconto de 10% e oferecendo uma reprodução, em postal, do cartaz alusivo a esta data encomendado pela DGLB ao artista Pierre Pratt.

Também no dia 23 de Abril, numa parceria entre livrarias e editores, será oferecido a todas as crianças que participam no piquenique dos livros, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, um cupão de desconto no valor de 1 Euro, que poderá ser utilizado em compras a efectuar na respectiva livraria, ou no pavilhão do editor na Feira do Livro, entre 30 de Abril e 17 de Maio de 2009.»