quarta-feira, 15 de abril de 2009

No reino da blogosfera

«“Já gostei mais de blogues e já os li mais, logo de manhã. Por vários motivos, continuo a lê-los e encontro-lhes grandes virtudes, a par de coisas dispensáveis (a verdade é que antigamente muitos idiotas andavam anónimos pelas ruas e hoje grande parte deles encontra-se na blogosfera)”, diz, com a sua patibular ironia. Sendo a net barata, acessível e livre, “dá para tudo, para o melhor e para o pior, para a maledicência e para a aldrabice, para as cartas de amor (ridículas, evidentemente) e para a banalização de tudo. É aí que estamos todos”.» Francisco José Viegas.

«Já se vai mostrando músculo, os jornais vão citando a blogosfera, criam conteúdos a partir de temas e/ou abordagens amplamente debatidas nos blogues. Há um debate muito mais rico nos blogues, mais sustentado e duradouro, mais ideológico até, numa época imediatamente posterior àquela em que se dava como acabados esses conceitos de esquerda/direita, progressista/conservador, por aí fora”»

Tiago Salazar publicou no DN de 04.04.2008 uma peça dedicada à blogosfera, que contou, entre outros, com a participação do irmão Lúcia Pedro Vieira e Francisco José Viegas. Aqui.