quinta-feira, 30 de abril de 2009

Diário da Feira do Livro de Lisboa 2009: Os autores e a feira

O artigo publicado na Visão de 30 de abril a 6 de Maio (páginas 116-122) dá protagonismo ao que mais importa: os autores (e, por inerência, os leitores). Deixamos aqui os testemunhos dos autores, onde podemos perceber a forma como vêem (e sentem) a Feira:

«Não gosto que me digam que não têm dinheiro para comprar livros, porque isso é uma desculpa», Rosa Lobato Faria

«Enquanto escritor, é uma possibilidade fabulosa as pessoas abeirarem-se e confiarem em mim. Permite-me aceder àquilo que elas são e o que a vida é», valter hugo mãe

«Trava-se pouco conhecimento com o leitor: ou não há muitos leitores para cada um de nós ou, se há muita gente, não há tempo para um contacto real», Maria Teresa Horta

«A Feira do Livro é um espectáculo. Os escritores não são ídolos de cinema ou futebolistas, mas a idolatria também acontece ali», Pepetela

«Uma sessão de autógrafos na Feira do Livro é uma aventura», Alice Vieira

«Às vezes sinto-me quase como que num circo», Manuel António Pina

«O contacto com os leitores acaba por me fazer saber mais sobre mim. Sinto que é quase como se partilhássemos um vínculo de parentesco», José Luís Peixoto

«Sentia que tinha que sorrir e dizer uma graçola, e que isso não conduzia a nada, a não ser vender livros, poucos. Hoje, acho essa presença necessária», Maria Filomena Mónica