terça-feira, 10 de março de 2009

Prémio Daniel Faria - Vencedores

A organização do Prémio Daniel Faria já apresentou os resultados. Tiago Patrício venceu com O Livro das Aves, tendo sido atribuída uma menção honrosa à obra Potência do Meio dos Nós, de António Rodrigues.

O júri é constituído por Francisco José Viegas, Francisco Saraiva Fino, Jorge Reis-Sá e Tito Couto.

Os livros serão editados pelas Quasi Edições em Abril, estando a sessão de apresentação e de entrega do prémio marcada para o 17 de Abril, pelas 21h30, em Penafiel.

Deixamos a biografia do autor vencedor (cedida pelas Quasi):



Tiago Patrício
Nasce a 1979 na cidade do Funchal, Madeira, mas passa toda a infância e adolescência em Trás-os-Montes. Entra para o curso de Oficiais da Escola Naval como voluntário, onde pressente uma inclinação para a escrita e para o teatro como sobrevivência, nos navios de guerra durante as comissões de embarque.

Regressa à vida civil 16 meses depois, para ingressar na Faculdade de Farmácia, concluindo o curso após oito anos e muitos projectos paralelos. Fez escrita criativa em 2001 na Aula do Risco, vários cursos de aperfeiçoamento em imprensa no CENJOR, entre 2001 e 2003, esteve no jornal Os Fazedores de Letras, entre 2002 e 2007, e escreveu para o suplemento DN Jovem durante o mesmo período. Faz teatro desde 2000, ajudou a criar o Com-Siso, com várias peças apresentadas entre 2002 e 2005. No ano seguinte, entrou para o Grupo de Teatro de Letras, onde fez formação intensiva com Ávila Costa.

Foi seleccionado e publicado na colectânea Jovens Escritores do CPAI, em 2007 e 2008, em poesia . Fez residências de criação literária em Tunes, em Julho de 2007, e em Praga, em Novembro do mesmo ano, de onde resultou uma leitura de textos por teleconferência no espectáculo «ECG: O Amor e Lisboa», no teatro Archa, em Praga.

Encontra-se a meio caminho entre a poesia, o teatro e o vídeo experimental, no seio da associação O Elemento Indesejado, com as suas múltiplas manifestaçoes artísticas.