quinta-feira, 26 de março de 2009

José Saramago na primeira pessoa

A Porto Editora irá lançar a obra Uma longa viagem com José Saramago, da autoria de João Céu e Silva (jornalista do DN). Segundo a nota de imprensa, a obra é «o resultado de dezenas de horas de conversas, realizadas ao longo de dois anos, e tendo como cenários o Bairro do Arco do Cego, Azinhaga, Mafra e Lavre, sem esquecer Lanzarote. Um livro escrito ao ritmo de uma entrevista em discurso directo, como deve ser quando se procura desvendar o outro lado de um escritor lido por muitos milhares de leitores.»

A obra chega em breve às livrarias e será apresentado no dia 24 de Abril pelo «gato fedorento» Ricardo Araújo Pereira. O evento contará com a presença do próprio José Saramago.

João Céu e Silva, 1959, pretende com esta obra fortalecer a série de livros da sua autoria que tem por objectivo «fazer o retrato biográfico de alguns portugueses ilustres, através de uma longa entrevista e dos testemunhos de quem os conheceu.» Recorde-se que foram já publicados: Uma Longa Viagem com Álvaro Cunhal (Edições ASA, 2005) e Uma Longa Viagem com Miguel Torga (Edições ASA, 2007).