sábado, 17 de janeiro de 2009

Tereza Coelho - perfil

O Jornal "O Figueirense" publica na sua edição online um perfil de Tereza Coelho, que aqui reproduzimos:

«Nasceu em Quelimane, Moçambique, mas veio para a Figueira da Foz com apenas 15 anos, acompanhando os seus pais, o magistrado jubilado Jorge Tocha Coelho e a professora do Ensino Secundário, agora aposentada, Rosa Maria Azevedo Coelho.

Dos pais herdou não a inclinação para as leis que o pai juiz aplicava nem para as ciências que a mãe professora ensinava, mas para as letras.

Fez dos livros amigos – foi a primeira responsável pela publicação, ainda nas bancas, “Os Meus Livros”, e dos escritores companheiros.

Casada com o escritor Rui Cardoso Martins (jornalista fundador do Público, argumentista fundador e sócio das Produções Fictícias, e co-criador do programa satírico Contra-Informação), deixa dois filhos, e era actualmente editora na Dom Quixote, onde seguia, entre outros projectos, o escritor António Lobo Antunes, tendo estado presente no lançamento nacional da sua últi,a obra «O Arquipélago da Insónia», no Casino Figueira.

Foi autora da única fotobiografia de Lobo Antunes, num volume de grande dimensão, onde estão reunidos testemunhos familiares, em texto e imagens.

Licenciou-se no ISLA e ingressou na Faculdade de Letras. Com apenas 27 anos foi a primeira directora da revista feminina Elle. Integrou a equipa do semanário Expresso, com Vicente Jorge Silva, saindo com este jornalista para fundar o jornal Público, onde assinou inúmeras entrevistas, nomeadamente a António Lobo Antunes, e dirigiu, durante anos, o suplemento Leituras.

Foi também jornalista do Independente e dirigiu a revista (Livros).

Com o psiquiatra Francisco Allen Gomes, que a considerou “a melhor jornalista portuguesa”, escreveu “A sexualidade traída: abuso sexual infantil e pedofilia”.

Traduziu diversos livros, designadamente a maior parte dos romances de Marguerite Duras, sua amiga pessoal e que chegou a visitar a Figueira da Foz, a propósito do entretanto extinto Festival Internacional de Cinema, mas também, por exemplo, de obras de Milan Kundera, como “O Livro do Riso e do Esquecimento”.

Assinou, em co-autoria com Maria Assunção Avilez, o livro “A Moda em Portugal nos Últimos Trinta Anos”, e foi ainda autora de uma das obras da Expo’98, intitulada “Vancouver 1986”, e da adaptação para livro do argumento do filme “Tentação”, de Joaquim Leitão.»

-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blog.