segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Os 10 anos das Quasi

As Quasi Edições, sedeadas em Vila Nova de Famalicão, comemoram este ano 10 anos. Jorge Reis-Sá, editor, partilha no seu blog um texto que será enviado para as redacções dos meios e que aqui reproduzimos (sublinhados nossos):

«Este ano as Quasi fazem 10 anos. Assim, para celebrar o aniversário, será iniciada uma colecção onde autores por nós editados apresentarão um dos livros da sua vida. De entre os autores confirmados para os 10 anos, apresentando livros tão díspares como “O Discurso do Método” de René Descartes, “Benchley Reunido” de Robert Benchley, “A Brasileira de Prazins” de Camilo Castelo Branco ou “A Origem das Espécies” de Charles Darwin, temos Adriana Calcanhotto, Alberto Gonçalves, Antonio Cicero, Desidério Murcho, Eucanaã Ferraz, Fernando Ribeiro, Francisco José Viegas, João Pereira Coutinho, Maria Filomena Mónica, Michael Ruse e Rui Lage. 11, portanto. Mais um dos que os 10, para o futuro.

Para além disso será editado um volume com mais de cento e cinquenta antologiadores, todos de alguma maneira ligados agora ou no passado à editora, antologiadores esses que escolheram um poema cada um. Chama-se “Um Pouco Mais de Sol” e sairá em breve.

No ano do décimo aniversário será reiterada a aposta na poesia. “Algumas das Palavras” que reúne a poesia toda de Fernando Guimarães, Eucanaã Ferraz com a sua “Cinemateca”, Eugénio de Andrade, Daniel Faria, António Botto e Natércia Freire com a continuação das suas obras completas. Do Brasil, Antonio Cicero e o seu ensaio “O Mundo Desde o Fim”. Do Brasil, as obras escolhidas de Vinicius de Moraes, com o primeiro livro “Poemas, Sonetos e Baladas”, para a redescoberta de um escritor brasileiro fundamental, já em Fevereiro.

De salientar também dois livros de crónicas: as novas recolha de Alberto Gonçalves e de João Pereira Coutinho, este último com uma grande antologia de também dez anos de crónicas.

Ciência, “O Terceiro Chimpanzé” de Jared Diamond. Filosofia, “Filosofia da Religião” de William Rowe. Teatro, “Teatro” de Samuel Beckett. Ensaio “A Língua dos Eleitos” de Eduardo Pitta. Narrativa, a reedição de “O Mestre” de Ana Hatherly”. Literatura para a infância, “Dança das Letras” de Agostinho Fernandes. Ficção estrangeira, “O Livro Contra Deus” de James Wood e “À Superfície” de Margaret Atwood. Razões de sobra para um ano cheio de celebrações. »
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blog.