quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Gonçalo M. Tavares publicará na Porto Editora

Gonçalo M. Tavares será autor da Porto Editora. A novidade foi apresentada hoje em comunicado que transcrevemos:

«A Porto Editora vai publicar uma nova linha de ficção do autor Gonçalo M. Tavares, um dos escritores portugueses mais reconhecidos internacionalmente. O projecto não está, ainda, completamente definido, mas tanto o autor, como a editora, Cláudia Gomes, responsável pela Divisão Editorial Literária do Porto, da Porto Editora, se mostram extremamente satisfeitos.

O autor fala deste trabalho como «uma linha de ficção diferente, que tem como ponto de partida o conceito de cidade»

Por sua vez, a directora da referida divisão, explica que «para a Porto Editora é um prazer poder contar com um autor como o Gonçalo M. Tavares no nosso catálogo». E acrescenta que é intenção da editora «reforçar a presença no âmbito da ficção portuguesa e apostar nas novas vozes da nossa literatura».

A Porto Editora pretende, «em consonância com o autor, fazer uma divulgação ampla deste novo projecto e conquistar novos leitores que ainda não conhecem a escrita do Gonçalo». Ainda sobre o autor, que classifica como «muito versátil», Cláudia Gomes diz ser capaz de desenvolver «ideias interessantíssimas para a construção de projectos originais, que consideramos capazes de conquistar vários tipos de leitores».

Gonçalo M. Tavares e a Porto Editora trabalharam juntos, pela primeira vez, em 2008, no âmbito da colectânea “Contos Policiais”, para a qual o autor colaborou com o conto “Bucareste-Budapeste: Budapeste-Bucareste”.

Admirado lá fora por escritores como o espanhol Enrique Vila-Matas, Alberto Manguel, argentino, e Jacques Roubaud, em França, Milton Hatoum ou Bernardo Carvalho no Brasil, entre outros, Gonçalo M. Tavares foi recentemente recebido como uma das grandes revelações do ano pela crítica francesa, tendo sido comparado a Victor Hugo, Kafka e Borges.»


-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blog.