quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Editora Planeta regressa ao mercado português

Um artigo, hoje, de João Céu e Silva no DN dá conta do já referido referido da Planeta ao nosso país. Excertos:

«Para o seu responsável, Juan Mera, que também regressa, esta situação não o preocupa e está certo que há espaço para o projecto que lidera. Além de que, explica, não há razão para estar presente em quase toda a Europa e ausente de Portugal: "Apesar de editarmos em português, no Brasil."
(...)
Na próxima semana serão lançados os primeiros cinco títulos e até ao fim do ano a Planeta pretende multiplicar esse número por sete. Os livros que vêm nesta primeira fornada são de diversos géneros - não haverá colecções
(...)Até ao final do ano, a Planeta não deverá editar autores nacionais, mas Juan Mera não lhes fecha a porta: "Precisamos que ganhem confiança e nos procurem." Tem um projecto editorial com alguma independência do da casa-mãe mas vai aproveitar todas as sinergias possíveis: "Temos por trás um catálogo com muitos títulos fortes." O desejo é editar livros diferentes e o grafismo também: "Seguimos um modelo próprio."
(...)
A Planeta instalou-se em Lisboa, à porta do Chiado, com uma equipa de cinco funcionários. Na próxima semana, a editora apresentar-se-á aos livreiros e críticos portugueses e dará conta dos novos títulos programados até Abril. Que seguem sempre a mesma linha: "Destinam-se ao público juvenil e adulto e são vocacionados para o perfil do leitor português." E remata, dizendo que o mercado tem espaço para todos.»

Ler na íntegra no DN.

-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blog.