segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Entrevista a Anna Manso Pinheiro, na Os Meus Livros

A revista Os Meus Livros publica na edição deste mês, páginas 54 a 57, uma entrevista a Anna Manso Pinheiro, filha do fundador da Editorial Estampa. A peça é assinada por João Morales, contando com fotografias de Artur.

Destacamos uma resposta:
João Morales: (...) Nos últimos meses regista-se uma forte presença dos livros da Editorial Estampa nas livrarias. É uma acaso ou houve alguma mudança na estratégia de distribuição?
Houve, isto tem sido uma luta minha, há muito anos. A minha formação é em marketing organizacional (...)e sempre percebi muito bem a importância do marketing na vida de uma empresa. E sempre tentei passar isso ao meu pai, mas ele dizia: "deixa-te disso, eu estou lá para fazer livros, estamos a falar de literatura". Ele era um sonhador, um filósofo. Era um intelectual, no real sentido da palavra e, infelizmente, negligenciava a parte do marketing e da imagem da empresa. Hoje, eu acho, sem querer ser pretensiosa, que a Estampa tem tanta qualidade como outras editoras que estão no mercado, mas não tem tanta visibilidade. São necessárias acções promocionais para estimular a leitura e fazer as pessoas perceberem que gostam de ler.

(Anna Manso Pinheiro, Os meus Livros, Dezembro 2007, nº 58, página 56)