quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Correntes D'Escritas 2009

A edição deste ano do Correntes D'Escritas terminou. Já foi feito o seu balanço e só não foram contabilizadas as ligações entre pessoas, criadas durante o evento. Não só entre pessoas do meio, a adesão do público foi notável, enchendo tanto o Auditório como o renovado Museu Municipal, não só nos dez debates, mas também nos lançamentos de livros, nas sessões de poesia e mesmo nas iniciativas paralelas.

Dentro da edição deste ano, é de enaltecer a forma como decorreram os encontros entre os escritores e os alunos das escolas locais e de concelhos adjacentes. Este ano, com algumas alterações na dinâmica dos encontros, foi assim possível incentivar a leitura nos públicos mais novos.

Apesar da edição deste ano ter terminado, é ainda possível visitar as exposições inauguradas este ano.
No Diana Bar, «De Caras com a Escrita», de Rui Sousa, mostra fotografias de convidados das anteriores sessões do Correntes D'Escritas. É possível ver esta exposição até ao final do mês de Fevereiro.
«Circunstâncias», de Rui Anahory, é uma exposição constituída por escultura, pintura e fotografia e pode ser visitada até dia 28 de Abril, no Museu Municipal.
Por último, «Imago Libri» é a exposição de fotografia de Simon Doru Cristea, que pode ser visitada até ao final do presente mês de Fevereiro, na Biblioteca Municipal.
A edição deste ano terminou com dois debates em Lisboa, no Instituto Cervantes e na Casa da América Latina, que decorreram esta semana.

Espera-se agora pelo regulamento dos Prémios Literários da próxima edição, que deverão ser anunciados em breve, e pelas respectivas novidades que o público poderá encontrar na Póvoa de Varzim em 2010.